Meta
De acordo com o SLU, 200 equipamentos como esse já estão em operação em todo o DF. A meta é chegar a 454 papa-lixos até janeiro de 2022, atendendo a todas regiões administrativas.
Esses coletores são, normalmente, instalados como uma forma de ampliar a oferta do serviço à população. No início da semana, a CLSW 300 B, no Sudoeste, teve o equipamento instalado em um estacionamento que atende tanto o comércio quanto os moradores do local.
A instalação foi acompanhada pelo comerciante Narciso Nonato, 28 anos, que possui uma barbearia na entrequadra.
O empresário disse que não conhecia os papa-lixos, mas adiantou que eles vão ajudar a comunidade.
“É uma lixeira mais discreta do que aqueles contêineres de plástico que têm por aí. É mais praticidade e comodidade para quem vai usar, e penso que deve eliminar o mau-cheiro. A ideia é bacana”, ressaltou.
Já na Octogonal 8, o coletor já estava sendo usado pelos zeladores do condomínio que depositavam sacos de lixo orgânico em seu interior e o restante nas lixeiras de plástico que ficam ao lado.
Práticos e grandes
Segundo a coordenadora de geoprocessamento SLU, Camila Lopes, os papa-lixos têm como vantagem garantir o condicionamento adequado dos resíduos e evitar sacos de lixo expostos. “Ele é destinado a moradores e a pequenos comércios. O estabelecimento que gera mais de 120 litros de resíduos diários, de acordo com a lei, deve ter seus próprios recipientes”, informa.
A administradora do Sudoeste, Tereza Lamb, lembra que moradores da Octogonal já vinham pleiteando a meses seus próprios papa-lixos. “Era um pedido antigo, até mesmo porque contribui para substituir aquela grande quantidade de contêineres espalhados pelas quadras”, afirma “Ele (papa-lixo) tem a capacidade de substituir até 8 dos comuns em termos de capacidade”, emenda.
Local dos papa-lixos:
Octogonal
AOS 8
AOS 7
AOS 6
AOS 5
AOS 4
AOS 2
AOS 1
Sudoeste
CLSW 300 A
CLSW 300 B
CLSW 504
CLSW 100
CLSW 101
CLSW 102
CLSW 103
CLSW 104
CLSW 105
CLSW 301
CLSW 302
CLSW 303
CLSW 304
Fonte: SLU/DF