Em plena época de estiagem, a chuva que caiu em diversos pontos do Distrito Federal nesse domingo (13/6) e na madrugada desta segunda-feira...
Contudo, as precipitações devem ocorrer em pontos isolados da cidade, com pouca intensidade. O alívio na seca é passageiro, diz o meteorologista Mamedes Melo. "A tendência é ir embora. Na terça, ainda tem essa chance (de chuva), mas de quarta em diante já passa".
Com isso, o tempo nublado vai predominar ao longo do dia, e, segundo o Inmet, a precipitação trouxe um alívio nas temperaturas. A mínima na madrugada foi de 16ºC e não deve subir tanto durante o dia: a máxima pode chegar aos 28ºC na tarde desta segunda (14/6).
A umidade relativa do ar também fica mais confortável e as taxas oscilam de 90% a 40%. Nas últimas semanas, o indicador chegou aos 30%, considerado estado de atenção pela Defesa Civil.
A última vez que havia chovido na capital federal foi no início de maio, e, desde então, a população já sentia na pele os efeitos da seca, que se prolonga até setembro.
Mesmo assim, o encontro de uma frente fria vinda da região Sudeste com um corredor de umidade favoreceu a formação das nuvens de chuva e a precipitação, que já estava prevista desde a semana passada. "Essa chuva deu uma amenizada, mas depois volta de novo o período de seca", afirma Mamedes Melo.
Por: Correio Braziliense