Na manhã desta quinta-feira (9), a escultura de uma vaca magra dourada foi instalada diante do prédio da Bolsa de Valores de São Paulo, no...
Na manhã desta quinta-feira (9), a escultura de uma vaca magra dourada foi instalada diante do prédio da Bolsa de Valores de São Paulo, no mesmo lugar onde antes estava o Touro de Ouro. O ato é de autoria da artista cearense Márcia Pinheiro e faz parte de uma intervenção social.
Segundo a artista, o objetivo do protesto é chamar atenção para a fome e à seca provocada pelas mudanças climáticas. A ação já foi realizada também em outras cidades do país.
– São 10 esculturas idênticas com possibilidades de exposições em áreas externas e internas. As esculturas tem tamanhos aproximados ao tamanho real do animal de referência e grande durabilidade devido ao material de construção: resina e fibra de vidro – detalhou Pinheiro.
Por volta das 11h, um produtor responsável pela intervenção retirou a peça do local antes que fosse ela apreendida pelas autoridades.
A “vaca magra” foi instalada pouco depois da retirada do Touro de Ouro, inspirada no touro de Wall Street, em Nova Iorque. A peça foi removida pela Prefeitura por violar a Lei Cidade Limpa e não ter autorização para ser posta no local.
Desde sua implantação, o touro foi alvo de protestos contra a fome e desigualdade. A empresa DMAIS Arquitetura e Construção, responsável pela instalação, foi multada em R$ 38 mil.