Jornal britânico destacou notícia publicada de forma errônea pelo veículo brasileiro A notícia publicada no jornal Folha de São Paulo na ...
Jornal britânico destacou notícia publicada de forma errônea pelo veículo brasileiro
Fake da Folha de SP sobre rainha repercute na imprensa britânica - Notícias de Brasília
Jornal britânico destacou notícia publicada de forma errônea pelo veículo brasileiro
A notícia publicada no jornal Folha de São Paulo na manhã de segunda-feira (11), em que foi anunciada de forma errônea a morte da rainha Elizabeth II , repercutiu até no Reino Unido, terra natal da monarca. Em uma matéria veiculada pelo jornal britânico The Guardian, a publicação destacou que o diário brasileiro foi ridicularizado após noticiar a falsa morte.
Com a manchete “Totalmente errado: jornal brasileiro é ridicularizado após dizer que a rainha morreu” o The Guardian afirmou que a Folha foi forçada “a uma retratação mortificante depois de anunciar inadvertidamente a morte da rainha Elizabeth” e destacou que o jornal teria atribuído a falsa notícia a um “erro técnico”.
O veículo britânico ressaltou que, apesar da explicação, os leitores não perdoaram a Folha, que acabou sendo alvo de “uma enxurrada de ridicularização online” por causa do anúncio prematuro da morte da rainha. E ainda sobre a escolha de uma foto em que a monarca aparecia sorrindo para ilustrar o conteúdo.
Ao final, o The Guardian também ressaltou que a Folha foi alvo de muitas críticas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o jornal britânico, comentários como: “Folha, você é uma verdadeira fábrica de fake news” e “Será que o Brasil um dia voltará a ter jornalistas de verdade?” marcaram as redes sociais.
Por:Pleno.News