O colunista Ricardo Noblat, do portal Metrópoles, se juntou às demais figuras da imprensa que desaprovaram as honrarias que o presidente L...
O colunista Ricardo Noblat, do portal Metrópoles, se juntou às demais figuras da imprensa que desaprovaram as honrarias que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu ao ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. O jornalista afirmou que se o petista “não está ficando gagá”, ele “sofre um apagão de inteligência”.
Em seu texto, Noblat frisou sua visão de que Lula fez bem em se reconectar diplomaticamente com a Venezuela, pois, para ele, “isolar uma ditadura na maioria das vezes só contribui para sua estratificação”. Entretanto, defende que ele errou ao apresentar Maduro como um democrata.
Na véspera, ao cortejar Maduro, Lula apresentou-o como um democrata. E aconselhou-o publicamente, como antes o fizera em particular, a construir uma narrativa para convencer o mundo que a democracia está viva na Venezuela. É tudo o que não está – declarou.
Na sequência, ele afirmou que a oposição na Venezuela está “amordaçada” e que o país vive um “simulacro de democracia”, com opositores presos e 7 milhões de refugiados.
– Os abusos do regime Maduro caem à vista de todos como frutas podres. Estão quase todos documentados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e são investigados pelo Tribunal Penal Internacional, que apura crimes contra a Humanidade. Lula, contudo, finge desconhecê-los.
Ele ainda refutou a fala de Lula dizendo que há “preconceito contra a Venezuela” e que os “nossos adversários vão ter que pedir desculpas pelo estrago que fizeram” no país.
– Nossos adversários, quem, cara pálida? Adversários de ditaduras de esquerda ou de direita são meus amigos; aliados, meus inimigos. Ontem, ao invés de corrigir-se, Lula admitiu não poder avaliar a situação da Venezuela porque não a visita há 10 anos – assinalou.
Por fim, Noblat diz que o presidente “sofre de um apagão de inteligência, na melhor das hipóteses”.
– Ou o peso da idade e a falta de atualização o estão deixando gagá – concluiu.
Por: Pleno.News