Relatora da CPMI dos Atos de 8 de Janeiro, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentou nesta terça-feira (17) o relatório final produzido...
Relatora da CPMI dos Atos de 8 de Janeiro, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentou nesta terça-feira (17) o relatório final produzido pelo colegiado. O texto, que conta com mais de 1.300 páginas, pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de cinco ex-ministros dele, e de quatro ex-auxiliares.
Durante leitura da introdução do documento, Eliziane sustentou que as investigações, depoimentos e documentos evidenciaram o nome do ex-chefe do Executivo.
– Com os resultados das urnas e dispostos a tudo para impor a todos os brasileiros o seu projeto de poder, cerca de 5 mil vândalos invadiram, depredaram e saquearam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Nosso objetivo nessa comissão mista de inquérito foi entender como isso aconteceu. As investigações aqui realizadas, os depoimentos e os documentos recebidos permitiram que chegássemos a um nome em evidência e a várias conclusões. O nome é Jair Messias Bolsonaro. Como se verá nas páginas que se seguem, a democracia brasileira foi atacada e as massas manipuladas – declarou a senadora.
Eliziane ainda sustentou que o 8 de janeiro tratou-se de uma “mobilização coordenada” e defendeu que “houve método na invasão”.
– Autoridades protegeram manifestantes. O 8 de janeiro não foi ordeiro e pacífico. [A] Proposta não era ocupar, mas depredar. Bolsonaristas radicais agrediram policiais, defecaram e urinaram nas sedes dos poderes. Foi uma tentativa propositada de golpe de Estado, provocar o caos e até mesmo, se necessário, uma guerra civil (…). Não foi um movimento espontâneo ou desorganizado. Foi uma mobilização idealizada, planejada e preparada com antecedência – salientou a senadora.
No total, o relatório pede o indiciamento de 61 pessoas. Entre os nomes que pertencem ao círculo de Bolsonaro, estão o do ex-ministro da Casa Civil e Defesa, Walter Souza Braga Netto; do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; do ex-ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira; do ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; do ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos; do ex-comandante do Exército, general Freire Gomes; do ex-ajudante de ordens, general Mauro Cid; do major Ailton Gonçalves Moraes Barros; do ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Elcio Franco Filho; e do coronel Jean Lawand Júnior.
A senadora propõe indiciamentos por 26 delitos, sendo os mais comuns os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de depor governo legítimo.
O relatório final deve ser votado nesta quarta-feira (18). Após sua aprovação, o documento deve ser encaminhado para o Ministério Público Federal (MPF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirão dar continuidade ou não à apuração.
Por: Pleno.News
CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS INDICIADOS PELA RELATORA:
- Ex-presidente Jair Bolsonaro
- General Braga Netto
- Anderson Torres
- General Augusto Heleno
- General Luiz Eduardo Ramos
- General Paulo Sérgio Nogueira
- Almirante Almir Garnier Santos
- General Freire Gomes
- Tenente-coronel Mauro Cid
- Filipe Martins
- Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
- Coronel Marcelo Costa Câmara
- General Ridauto Lúcio Fernandes
- Sargento Luis Marcos dos Reis
- Major Ailton Gonçalves Moraes Barros
- Coronel Elcio Franco
- Coronel Jean Lawand Júnior
- Marília Ferreira de Alencar
- Silvinei Vasques
- General Carlos José Penteado
- General Carlos Feitosa Rodrigues
- Coronel Wanderli Baptista da Silva Junior
- Coronel André Luiz Furtado Garcia
- Tenente-coronel Alex Marcos Barbosa Santos
- Capitão José Eduardo Natale
- Sargento Laércio da Costa Júnior
- Coronel Alexandre Santos de Amorim
- Tenente-coronel Jader Silva Santos
- Coronel Fábio Augusto Vieira
- Coronel Klepter Rosa Gonçalves
- Coronel Jorge Eduardo Naime
- Coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra
- Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues
- Major Flávio Silvestre de Alencar
- Major Rafael Pereira Martins
- Alexandre Carlos de Souza
- Marcelo de Ávila
- Maurício Junot
- Adauto Lúcio de Mesquita
- Joveci Xavier de Andrade
- Meyer Nigri
- Ricardo Pereira Cunha
- Mauriro Soares de Jesus
- Enric Juvenal da Costa Laureano
- Antônio Galvan
- Jeferson da Rocha
- Vitor Geraldo Gaiardo
- Humberto Falcão
- Luciano Jayme Guimarães
- José Alipio Fernandes da Silveira
- Valdir Edemar Fries
- Júlio Augusto Gomes Nunes
- Joel Ragagnin
- Lucas Costar Beber
- Alan Juliani
- George Washington de Oliveira Sousa
- Alan Diego dos Santos
- Wellington Macedo de Souza
- Tércio Arnaud
- Fernando Nascimento Pessoa
- José Matheus Sales Gomes