Neste sábado (11), um tsunami meteorológico assustou frequentadores da praia do Cardoso em Laguna, Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil,...
Neste sábado (11), um tsunami meteorológico assustou frequentadores da praia do Cardoso em Laguna, Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, o fenômeno é incomum e “de difícil previsão”. As informações são do G1.
A Coordenadoria de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil disse, em nota, que o tsunami meteorológico normalmente está atrelado a algum sistema meteorológico, como linhas de instabilidade.
– As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas, dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia – diz o texto.
O tsunami meteorológico é diferente do tsunami, que é provocado por um abalo sísmico (terremoto) e costuma ter maior poder de destruição.
Durante a ocorrência deste sábado, carros foram arrastados. Um pescador, identificado como Marcio Goulart Nascimento, disse que muitos turistas estavam no local e “a maré subiu de repente e ficou muito alta” por volta das 16 horas. Ainda de acordo com ele, muitas pessoas correram e gritaram.
O Corpo de Bombeiros informou que ninguém ficou ferido.
Por: Pleno.News