Nesta sexta feira 3 de maio a Secretaria de Esporte e Lazer deu início ao processo de inscrição para novas matrículas nas 12 unidades dos ...
Nesta sexta feira 3 de maio a Secretaria de Esporte e Lazer deu início ao processo de inscrição para novas matrículas nas 12 unidades dos Centros Olímpicos e Paralímpicos. Ao todo são 28.380 vagas distribuídas entre 32 modalidades, incluindo as voltadas para pessoas com deficiência. Podem se inscrever crianças a partir de quatro anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
O cadastro para concorrer às vagas será realizado por meio do Sistema de Inscrição dos Centros Olímpicos e Paralímpicos – SISCOP, disponível no site:
O candidato que não possuir acesso à internet poderá comparecer ao Centro Olímpico e Paralímpico do qual deseja se candidatar à vaga, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, para realizar a inscrição. O prazo para cadastro se encerra no dia 24 de maio.
Entre as opções estão atividade física orientada, atletismo, basquete, ginásticas artística, localizada, acrobática e rítmica, desenvolvimento motor I e II, futebol de areia, futsal, futebol society, handebol, hidroginástica, natação, tênis e vôlei de quadra. Pessoas com deficiência podem praticar, entre outras modalidades, bocha, natação, programa de inclusão, atletismo e estimulação básica.
Lista de espera
Os candidatos que realizaram a inscrição até o último mês de fevereiro deste ano e que estão na fila de espera, devem realizar novamente o cadastro para que possam continuar concorrendo a uma vaga nas modalidades ofertadas nos COPs. No ato da nova inscrição, o candidato deverá informar o ano e o número da inscrição anterior no SIGECOP, caso assinale a opção de já ter realizado a inscrição. O candidato que não souber os dados, basta acessá-los no link . Os candidatos que estavam inscritos no sistema anterior, terão prioridade no atendimento.
Seleção
As inscrições serão analisadas pela diretoria de cada Centro Olímpico e Paralímpico obedecendo aos seguintes critérios: ser estudante da rede pública de ensino, pertencer a família considerada de baixa renda, que pode ser comprovada por meio da participação no CadÚnico, Bolsa Família, Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência ou Benefício Assistencial ao Idoso. A lista de espera também entrará como critério classificatório.
Os candidatos selecionados receberão até o dia 30 de maio a confirmação contendo as informações referentes à documentação necessária para fins de efetivação da matrícula no Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos. Caso o candidato não receba o e-mail no prazo informado, recomenda-se o comparecimento ao respectivo Centro Olímpico e Paralímpico para verificação da seleção.
Após a convocação, o candidato deverá apresentar a documentação, em até cinco dias, por meio eletrônico ou diretamente no Centro Olímpico para qual se inscreveu, para efetivação da matrícula.
O prazo para análise da documentação enviada pelo candidato é de 4 de maio a 7 de junho. O resultado preliminar dos alunos matriculados será divulgado na página da Secretaria de Esporte e Lazer no dia 11 de junho. O candidato que não tiver o nome inscrito no resultado preliminar dos alunos matriculados poderá apresentar recurso administrativo em até cinco dias após a divulgação do resultado final. O resultado do julgamento dos recursos e o resultado definitivo dos alunos matriculados será publicado no site da Secretaria de Esporte e Lazer no dia 21 de junho.
Com Informações da SEL- DF