Riacho Fundo II ganha seu primeiro Centro de Educação Infantil, com capacidade para 260 alunos - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Riacho Fundo II ganha seu primeiro Centro de Educação Infantil, com capacidade para 260 alunos

  O Riacho Fundo II acaba de ganhar mais uma escola para atender a comunidade. Nesta quarta-feira (23), o governador Ibaneis Rocha inaugurou...

 

O Riacho Fundo II acaba de ganhar mais uma escola para atender a comunidade. Nesta quarta-feira (23), o governador Ibaneis Rocha inaugurou o primeiro Centro de Educação Infantil (CEI) da cidade, com capacidade para acolher 260 crianças em período integral. Localizada na QN 12, no Parque do Riacho, a unidade contou com um investimento de mais de R$ 12 milhões por parte do Governo do Distrito Federal (GDF) para ser construída.

A obra ficou a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Pronta para receber a garotada, a estrutura conta com 14 salas de aulas distribuídas em uma área total de 3.014,84 m² e vai atender crianças entre 4 e 5 anos de idade. As atividades serão multidisciplinares e os pequenos vão usufruir de espaços como brinquedoteca, ludoteca e cineminha, além de alimentação balanceada e cuidados básicos.

Durante a inauguração, o governador Ibaneis Rocha lembrou que o Riacho Fundo II tem recebido a infraestrutura necessária em seu governo com a entrega de um viaduto no entroncamento com o Recanto das Emas, de uma unidade de pronto atendimento e uma unidade básica de saúde; com a reforma da Feira Permanente e do Skate Park; a duplicação da Avenida N3; a abertura da primeira agência bancária da região administrativa e de um Centro Interescolar de Línguas (CIL), entre outras ações.

“No Riacho Fundo II, nós tínhamos uma dificuldade com equipamentos públicos. Entregaram uma cidade-dormitório, onde as pessoas vinham para cá e saíam para o seu trabalho, e a partir de 2019 temos implementado diversas melhorias. Com o viaduto, nós criamos uma facilidade no acesso; entregamos uma UBS, que é uma das mais belas de Brasília, uma UPA, a feira da cidade e, hoje, essa escola”, lembrou o governador do DF.

“As crianças eram transportadas para estudar em outros locais. Fizemos um pedido à Secretaria de Educação e à Novacap para elevar o padrão das construções das escolas para deixarmos um legado para o futuro”, acrescentou Ibaneis Rocha. Ao citar a qualidade das escolas, o chefe do Executivo agradeceu a parceria com os deputados na liberação de emendas parlamentares.

Já a vice-governadora Celina Leão pontuou que o investimento em educação vai além do presente. “É um ganho muito grande para a população. Promover uma educação de qualidade é um compromisso fundamental da nossa gestão, liderada pelo governador Ibaneis Rocha. Mais que garantir um direito básico, quando investimos na educação, estamos dando condições para termos um futuro melhor na nossa cidade”, disse.

O novo Centro de Educação Infantil Parque do Riacho conta com dois pavimentos e um terreno cercado por muro e gradil metálico | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Também presente na cerimônia, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá,  destacou que os alunos não vão precisar se deslocar por grandes distâncias para estudar. “Estamos muito felizes com mais essa entrega. Trabalhamos para construir o espaço e a mobília foi custeada por emenda parlamentar do deputado Hermeto. Essa região precisava muito, porque está em expansão e constante crescimento. Antes, as crianças dessa idade precisavam se deslocar para outras cidades, como Núcleo Bandeirante, e agora todas virão para cá”, defendeu.

De acordo com a diretora da escola, Maria Irineuda de Souza Nogueira, o programa da Secretaria de Educação visa um ensino inovador, criativo, empreendedor e de crescimento, para que os alunos sejam agentes transformadores no futuro. “A educação está conectada com vários outros aspectos da sociedade. E nesse mundo contemporâneo e dinâmico em que os pais não podem mais ficar em casa, porque todos precisam trabalhar, é importante que essas crianças tenham um lugar seguro para ficar”, declarou Maria.

Pronto para receber a garotada, o CEI conta com 14 salas de aulas distribuídas em uma área total de 3.014,84 m² e vai atender crianças entre 4 e 5 anos de idade | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Estrutura de ponta

O novo Centro de Educação Infantil conta com dois pavimentos e um terreno cercado por muro e gradil metálico. As alas são equipadas com rampa, escadas, auditório, brinquedoteca, sala sensório motora, sala de recurso e atendimento pedagógico, cozinha industrial, refeitório, vestiários e sanitários, salas administrativas, pátio coberto e laboratórios de informática. Também foram construídos central de GLP, bicicletário, guarita, estacionamento, arquibancada a céu aberto, parquinho infantil e praça.

Entre as famílias que serão beneficiadas pelo novo espaço a partir de 2025 está a concierge hospitalar Sabrina Almeida, 33 anos, que é mãe da Beatrice Almeida, de apenas 4 anos. Residente no Riacho Fundo II, ela já garantiu a matrícula da filha na nova escola, que fica mais perto de casa.

Para a mãe, o novo endereço facilitará na locomoção. Antes, parte da sua renda se destinava à van escolar para levar a filha à escola todos os dias. Agora, há a possibilidade de irem ao CEI a pé, com mais tranquilidade e segurança: “Para as crianças, a estrutura nova é muito boa. A proximidade de casa e esse parquinho novo também me deixaram bem feliz, além dos professores qualificados. A gente fica muito tranquilo, mais à vontade e não se preocupa”.

Sabrina Almeida já garantiu a matrícula da filha na nova escola: “Para as crianças, a estrutura nova é muito boa. A proximidade de casa e esse parquinho novo também me deixaram bem feliz” | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Para a body piercer Silvani Almeida, 30, que se mudou para o Riacho Fundo II recentemente com a filha Lavine Bianelli, de 5 anos, a inauguração da nova unidade escolar chegou no momento certo. “É uma ótima oportunidade, não só para mim e para minha filha, como para várias outras mães que também estavam precisando. Pelo o que vi, a escola é muito boa, a gente fica muito feliz, como mãe, de saber que o nosso filho está sendo bem cuidado. E a educação é o nosso futuro, então isso é muito importante”, defendeu Silvani.

Por Jak Spies e Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo