“Regime iraniano é ameaça sobretudo às mulheres” - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

“Regime iraniano é ameaça sobretudo às mulheres”

  O cientista político André Lajst, presidente executivo da StandWithUs Brasil, se manifestou a respeito do caso da estudante iraniana que f...

 

O cientista político André Lajst, presidente executivo da StandWithUs Brasil, se manifestou a respeito do caso da estudante iraniana que foi presa após ser vista sem roupa no campus de uma universidade em Teerã, no último sábado (2). Ele destacou que “o regime iraniano é uma ameaça ao próprio povo do Irã, sobretudo às mulheres”.

A atitude da jovem teria sido em protesto por ter sido atacada por agentes de segurança por não usar o véu islâmico, o hijab. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a estudante, em roupas íntimas, caminhando no pátio da Universidade de Ciência e Pesquisa de Teerã, conforme a Agência EFE.

– O regime iraniano é uma ameaça ao próprio povo do Irã, sobretudo às mulheres. Após ser repreendida pela polícia da moralidade por não usar o hijab – véu islâmico – de modo adequado, uma jovem decidiu protestar, tirando suas roupas. Ela foi presa pela Guarda Revolucionária Iraniana, e seu destino é desconhecido. Expresso toda a minha solidariedade às bravas mulheres iranianas em sua luta por liberdade – escreveu André.

A Anistia Internacional do Irã disse, no Instagram, que relatos da mídia estatal iraniana apontam que a jovem foi levada para um hospital psiquiátrico.