Maioria dos brasileiros diz que 2024 foi ruim para si e familiares - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Maioria dos brasileiros diz que 2024 foi ruim para si e familiares

  Uma pesquisa global realizada pelo Instituto Ipsos apontou que, para 53% dos   brasileiros , o ano de 2024 foi ruim para eles e suas famíl...

 

Uma pesquisa global realizada pelo Instituto Ipsos apontou que, para 53% dos brasileiros, o ano de 2024 foi ruim para eles e suas famílias. O índice teve um acréscimo de três pontos percentuais na comparação com a análise realizada em 2023, quando exatamente metade dos entrevistados no Brasil considerou o ano ruim tanto para si mesmos quanto para seus familiares.

Já ao serem questionados se acreditavam que o ano de 2024 foi ruim para o país como um todo, 65% dos brasileiros responderam que sim, o que representou um aumento de dois pontos percentuais ante o ano passado. O índice empatou com a média global registrada nos 33 países participantes do estudo.

Em relação ao próximo ano, o prognóstico da população também foi negativo em diversas áreas. Ao serem perguntados, por exemplo, se os preços vão aumentar mais rápido em 2025 que a renda da população, 73% dos brasileiros acreditam que sim. Em relação aos impostos, 72% da população do Brasil prevê que eles serão maiores no próximo ano do que foram em 2024.

Já sobre a inflação, outro tema sensível para a economia, 67% dos entrevistados em território brasileiro disseram acreditar que ela será maior em 2025 do que foi neste ano. No tocante ao desemprego, 54% dos brasileiros disseram que ele provavelmente terá um índice mais alto em 2025 do que teve em 2024.

A pesquisa do Instituto Ipsos foi feita com cerca de 23,7 mil pessoas em 33 países, entre os dias 25 de outubro e 8 de novembro, ou seja, sequer compreendeu o período recente de disparada do dólar no Brasil, que começou no final de novembro. A margem de erro em território brasileiro foi de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Por: Pleno.News