Após ser amplamente criticada por manter seus compromissos sob sigilo, a primeira-dama Janja da Silva divulgou, de maneira inédita, sua ag...
Após ser amplamente criticada por manter seus compromissos sob sigilo, a primeira-dama Janja da Silva divulgou, de maneira inédita, sua agenda do dia, nesta segunda-feira (3).
Em seu perfil no Instagram, na modalidade de publicação temporária, que fica no ar por 24 horas, a esposa do presidente Lula expôs as duas atividades desta segunda.
Na esteira da repercussão negativa acerca do sigilo dos compromissos de Janja, a deputada federal Rosangela Moro (União Brasil-SP) anunciou que apresentará uma proposta para alterar a Lei de Acesso à Informação (LAI), para que o sigilo dos gastos e, também, a agenda de Janja fossem de conhecimento público.
A parlamentar observa que a primeira-dama é uma pessoa pública e, por essa razão, tem de prestar contas, assim como fazem os demais membros que compõem a administração pública.
AGENDA PÚBLICA DE JANJA
A iniciativa de Janja de dar publicidade aos seus compromissos teria partido dela e não do novo chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira. A estratégia de ceder às críticas e divulgar sua agenda seria uma forma de repelir mais críticas ao já desgastado governo Lula (PT).
A ONG Transparência Internacional Brasil, recentemente, condenou a omissão das informações sobre a primeira-dama.
O fato disso estar acontecendo sem as formalizações necessárias não pode ser justificativa para desrespeitar o princípio da publicidade da administração pública, a Lei de Acesso à Informação e a lei de conflitos de interesses. Ao contrário, a informalidade agrava a situação – declarou Bruno Brandão, diretor-executivo da instituição, em seu perfil na rede social X.
Por: Pleno.News