A brincadeira antiga em escolas conhecida como queimada evoluiu ao longo do tempo e será levada ainda mais a sério na capital do país. Um pr...
A brincadeira antiga em escolas conhecida como queimada evoluiu ao longo do tempo e será levada ainda mais a sério na capital do país. Um projeto de autoria do distrital Martins Machado (Republicanos) foi sancionado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e, desde terça-feira (1/12), está em vigor a lei que reconhece o jogo como modalidade esportiva no Distrito Federal.
A novidade foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta quarta-feira (2/12). “A queimada, famosa em Brasília, abarca centenas de mulheres e homens que praticam a modalidade como esporte em nível de competições regionais e estaduais”, defende Martins Machado. O projeto dele tramita na casa desde 2019, foi aprovado nas comissões e assinado pelo governador nessa terça.
De acordo com o distrital, que também é o presidente da Frente Parlamentar de Esporte na Câmara Legislativa do DF, a aprovação da lei irá contribuir no apoio à modalidade. “Reconhecer a queimada como uma modalidade esportiva na cidade é uma forma de oficializar e proporcionar apoio, já que têm vários adeptos”.
LEI TRANSFORMA QUEIMADA EM MODALIDADE ESPORTIVA NO DF
Atualmente, Brasília conta com ao menos 32 times de queimada, entre masculino e feminino. O Zoe, pioneiro na modalidade na capital, comemorou bastante a conquista. Para Jéssica Martins, coordenadora geral da equipe, isso trará mais respeito ao esporte praticado por elas.
“Isso significa, literalmente, sermos reconhecidas pelo desempenho e dedicação até aqui. Sempre nos preparamos para campeonatos, torneios, inclusive fora de Brasília, e nunca tivemos apoio justamente por não ser considerado um esporte”, afirma Jéssica. O Zoe tem cinco anos de existência e, de acordo com ela, luta pelo reconhecimento como esporte há pelo menos quatro.
Atividade física na escola antigamente, a queimada, atualmente, também serve fator de inclusão social de crianças, adolescentes e jovens.
Por Metrópoles