No pátio da Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), foi realizada, nesta quarta-feira (2), a formatura de 32 alunos do Curso de Aper...
No pátio da Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), foi realizada, nesta quarta-feira (2), a formatura de 32 alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e do curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Especialistas em Saúde (Caoem). As conclusões dos cursos se deram após um período de 589 e 435 horas-aulas, do CAO e do Caoem, respectivamente, entre os anos de 2020 e 2021.
O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, prestigiou o evento e foi recebido pelo comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos. Também participaram da solenidade o vice-governador Paco Britto – que representou o governador Ibaneis Rocha – e várias autoridades do governo federal e distrital, além das famílias dos formandos.
Seguindo as tradições, destaque para a entrada da guarda de honra composta pelos cadetes do curso de formação de oficiais, desfilando ao som das músicas executadas pela banda de música da PMDF. Outras atrações foram a incorporação da Guarda Bandeira e a revista da tropa feita pelo presidente e apresentada pelo comandante da Guarda de Honra, tenente-coronel Márcio Barbosa da Silva.
Em seguida, os capitães adentraram o pátio de formaturas, ao som da canção do policial militar, e sob as bênçãos de orações feitas pelo capelão militar, segundo-tenente Jerfson dos Santos.
Em seu discurso, Paco Britto disse estar honrado com o convite e agradeceu aos militares, em nome do governador Ibaneis Rocha, destacando as polícias do Distrito Federal como as melhores forças de segurança do país.
“Estar aqui representa muito para o Governo do Distrito Federal. Sou testemunha do compromisso da PMDF com a qualificação dos seus efetivos. O que pode ser observado na colaboração e sucesso, de oficiais e praças, nas diversas esferas da administração pública”, reforçou.
O curso de aperfeiçoamento de oficiais é um marco na carreira dos policiais militares, uma vez que se tornam aptos ao exercício de funções estratégicas na instituição e cumprem o requisito para acesso ao círculo dos oficiais superiores.
“Não somos corporação à toa, exclusivamente, por esta heterogeneidade; e é pela formação, em diversos campos de conhecimento, que nos tornamos corpo único”, discursou o comandante-geral da PMDF, coronel Vasconcelos. “Continuem líderes e sigam o coração, sendo exemplo”, finalizou, dirigindo-se aos capitães.
Premiações
Primeira colocada e destaque intelectual do curso de aperfeiçoamento de oficiais, a capitã Talita Oliveira Chaves Fontes Soares recebeu uma medalha do Mérito Intelectual Duque de Caxias das mãos do presidente, do vice-governador e do comandante geral da PMDF.
Do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Especialistas em Saúde, o primeiro colocado foi o capitão Roberto Alves, que recebeu lembrança das mãos dos ministros Anderson Torres (Justiça) e Flávia Arruda (da Secretaria de Governo da Presidência da República). Também foram agraciados os segundos e terceiros colocados do CAO e do Caoem. Os padrinhos e madrinhas distribuíram distintivos aos demais alunos.
Para o orador da turma, capitão Paulo Roberto Rocha, o curso de aperfeiçoamento é uma capacitação necessária e a polícia militar é de vanguarda. “É um aperfeiçoamento de excelência. O capitão se prepara através do tempo, para um dia comandar”, valorizou, depois de citar o significado caput (cabeça), em latim, do termo capitão.
Participaram do evento o secretário nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Renato Machado Paim; o secretário de Segurança Pública do DF, delegado federal Júlio Danilo Souza Ferreira; deputados federais, oficiais e praças da APMB e do Departamento de Educação e Cultura da PMDF; veteranos militares, docentes e corpo técnico.
Por; LUCÍOLA BARBOSA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON