O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde (SES), reorganiza o escalonamento por faixa etária de vacinação e liber...
Na próxima semana, em 24 e 25 de julho, a Secretaria de Saúde fará o que se chamou de repescagem da imunização para a população de 50 a 59 anos que ainda não se vacinou. Serão reservadas 8 mil doses, sem necessidade de agendamento, para que o governo consiga cumprir 100% do cronograma para essa faixa de idade.
As medidas foram anunciadas em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (15), no Palácio do Buriti. “Estima-se que cerca de 50 mil pessoas com 40 anos vivam no Distrito Federal”, informou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
Secretário da Casa Civil e condutor da coletiva, Gustavo Rocha disse que o governo decidiu reorganizar o processo para evitar o desperdício de vacinas. “Daremos agora mais uma chance de prioridade, mas, passado esse prazo, as doses separadas para essa população que não forem aplicadas serão remanejadas para agendamento de outros grupos mais jovens.”
Outras 500 vagas serão abertas para o restante de cidadãos com comorbidades que ainda não se vacinou. A vacinação das grávidas e puérperas – mulheres com menos de 45 dias depois do parto – será retomada na semana que vem com a chegada de doses de fabricantes não contraindicadas a esses casos.
Mutirão da segunda dose
Neste fim de semana, a Secretaria de Saúde promove um mutirão da campanha para imunização em segunda etapa. Serão disponibilizadas 10 mil doses nesta sexta (16), 17 mil no sábado (17) e 7,5 mil no domingo (18) nos drive-thru instalados no Sesc Ceilândia, no Taguaparque, em Taguatinga; no QG do Exército, no Setor Militar Urbano; na Torre de TV e no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, ambos no Plano Piloto.
*Com informações da Secretaria de Saúde (SES)