O diretor da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos , William Burns, reuniu-se de forma secreta no Afeganistão com um dos cofun...
O diretor da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, William Burns, reuniu-se de forma secreta no Afeganistão com um dos cofundadores do Talibã e chefe político do grupo, Mullah Abdul Ghani Baradar, de acordo com diversos veículos de comunicação norte-americanos. A reunião teria ocorrido em Cabul na segunda-feira (23).
Procurada pelo jornal The Washington Post, a CIA se recusou a comentar a reunião com o Talibã. Segundo o jornal, Burns é o diplomata mais condecorado do gabinete de Biden. Os veículos de imprensa dos Estados Unidos não divulgaram maiores detalhes sobre o que foi discutido entre a autoridade americana e o líder do grupo extremista.
Baradar era próximo ao líder supremo do Talibã, Mohammad Omar, que o governo afegão disse ter matado em 2013 e que o grupo extremista diz que morreu em 2015. Baradar lutou contra as forças soviéticas durante a ocupação russa do Afeganistão, na década de 80, e foi governador de várias províncias na década de 90, ocasião em que o Talibã governou o país pela primeira vez.
Por: Pleno News