Brasileiros estão entre os cotados para substituir o papa; veja lista - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Brasileiros estão entre os cotados para substituir o papa; veja lista

  Com a morte do papa Francisco, o Colégio Cardinalício se reunirá para eleger o novo líder da Igreja Católica. O conselho é composto por ca...

 

Com a morte do papa Francisco, o Colégio Cardinalício se reunirá para eleger o novo líder da Igreja Católica. O conselho é composto por cardeais do mundo todo e, entre os cotados para assumir o mais alto cargo do catolicismo, estão dois brasileiros.

Confira quem são os favoritos:

Cardeal Pietro Parolin – Itália: Atual secretário de Estado do Vaticano, o primeiro cardeal nomeado por Francisco, em 2013. Diplomata, formado em direito e, em 2024, esteve no Brasil e se encontrou com o presidente Lula (PT).

Cardeal Matteo Zuppi – Itália: Arcebispo de Bolonha e famoso por ter uma postura progressista. Participa de movimentos inter-reliosos, e foi enviado especial por Francisco na guerra da Ucrânia.

Cardeal Pierbattista Pizzaballa – Itália: Patriarca Latino de Jerusalém e líder da Igreja Católica no Oriente Médio. Possui um bom diálogo entre cristãos, judeus e muçulmanos. Contudo, o cardeal é pró-Palestina na questão da Faixa de Gaza.

Cardeal Jean-Marc Aveline – França: Arcebispo de Marselha, é considerado o favorito do papa Francisco para ser seu sucessor.

Cardeal Péter Erdo – Hungria: Foi, um longo período de tempo, o cardeal mais jovem da Europa. É presidente da Conferência Episcopal Europeia e considerado conservador.

Cardeal José Tolentino de Mendonça – Portugal: O cardeal também é o atual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. É poeta e teólogo, além de ser considerado progressista.

Cardeal Mario Grech – Malta: Secretário-geral do Sínodo dos Bispos, conhecido por atuar no âmbito da justiça social. Ele é teólogo e doutor em direito.

Cardeal Luis Antonio Tagle – Filipinas: Também é arcebispo de Manila, foi nomeado pelo papa Bento XVI em 2012. Atua na justiça social, no combate à fome e na defesa dos direitos humanos.

Cardeal Robert Francis Prevost – EUA: Bispo emérito no Peru, e prefeito no Dicastério para os Bispos. Responsável pelas nomeações dos bispos. Também é frei na Ordem de Santo Agostinho.

Cardeal Wilton Gregory – EUA: Arcebispo de Washington e foi o primeiro cardeal afro-americano da Igreja Católica, nomeado por Francisco.

Cardeal Fridolin Ambongo Besungu – República Democrática do Congo: Arcebispo de Kinshasa, tornou-se cardeal em 2019 após ser nomeado por Francisco. Defensor da paz e da justiça social.

Cardeal Leonardo Ulrich Steiner – Brasil: Primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Natural de Santa Catarina, foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II e cardeal em 2022, por Francisco. Também é filósofo e pedagogo.

Cardeal Sérgio da Rocha – Brasil: Natural de São Paulo, é mestre em Teologia Moral e doutor por uma universidade de Roma. Assumiu a arquidiocese de Salvador, e já foi arcebispo de Teresina e Brasília. Também faz parte do Conselho de Cardeais.

Por: Pleno.News